Facebook
Twitter
Twitter
Google +
Home  |   WebMail  |   Fale Conosco
Publicada: 19/04/2018 09:02:37-MT
Para marcar Dia do Índio, manifestantes xavantes interditam pontos da BR-070
Foto:

 Índios da etnia Xavante fizeram vários bloqueios na BR-070, na tarde desta quarta (18), impedindo o tráfego normal de veículos. Os "pedágios" são realizados anualmente, às vésperas do Dia do Índio, com a cobrança de valores de motoristas que trafegam pela rodovia. Manifestantes alegam que precisam de dinheiro para as festividades da data.

Os bloqueios começaram por volta do meio-dia em três pontos da BR, nos km 336, 338 e 339, e só foram desfeitos com a presença da Polícia Rodoviária Federal (PRF), de Primavera do Leste. Já por volta das 16h, os índios retornaram a pista com novo "pedágio" no km 235. Duas viaturas da PRF estão no local escoltar os motoristas. Nesta quinta (19), seguem os bloqueios.

 Segundo a PRF, eles usam pedaços de madeira e galhos de árvores para obrigar o motorista a pagar pelo prosseguimento da viagem. Neste ano ainda não há registro de ocorrências de valores cobrados, como ocorreram nos anos anteriores, quando os indígenas cobravam entre R$ 50 a R$ 100 reais.

 A cobrança de "pedágio" ocorre, conforme a PRF, entre os dias 18 e 19 de abril, na véspera e no Dia Nacional do Índio, na faixa cortada pela BR-070 dentro da Terra Indígena Sangradouro, em General Carneiro e Primavera do Leste. Os índios aproveitam a data para arrecadar dinheiro para as comemorações da data.

 O que chamou à atenção da PRF é que os índios liberam a pista com a chegada das viaturas e em seguida, voltam a bloquear com a saída dos policiais.

 

Fonte: RD News



PUBLICIDADE