Facebook
Twitter
Twitter
Google +
Home  |   WebMail  |   Fale Conosco
Publicada: 21/09/2017 10:30:35-MT
Dom Aquino realiza Semana da Juventude Saudável com foco na prevenção de suicídio
Foto:

A 1ª Semana da Juventude Saudável – ação alusiva ao Setembro Amarelo – reuniu centenas de estudantes da rede municipal e estadual de ensino, os quais participaram de palestras, atividades físicas e atualização das vacinas. O evento foi realizado pela Prefeitura de Dom Aquino por meio da Secretaria Municipal de Saúde e contou com o apoio das secretarias de Educação, Assistência Social, Conselho Tutelar e Ministério Público. 

De acordo com a secretária de Saúde, Maria de Lourdes Oliveira (Lurdinha), a proposta da Semana da Juventude Saudável surgiu a partir da análise populacional e das necessidades de mais de 720 jovens com idade entre 11 e 17 anos, faixa etária bastante complexa, por significar a transição de uma fase da vida para outra, além dos distúrbios hormonais. Isto gera conflitos internos muitas vezes difíceis de serem compreendidos pelos pais, pelas escolas e pela sociedade.

Somado a isso, outros fatores corroboram para o aumento do quadro depressivo e de ansiedade entre adolescentes. “Entre esses agravantes podemos citar perdas em família, bullying e outros. E o que é pior, a maioria dos quadros mais graves são a maior causa de suicídios dos jovens. E foi  neste contexto que surgiu a proposta da “Semana da Juventude Saudável”, trazendo a luz à discussão e reflexão sobre os problemas que afligem os adolescentes.”, finaliza a secretária.

A programação do evento foi pensada no nosso público alvo, onde os adolescentes puderam reforçar os conhecimentos adquiridos em sala de aula e se informar ainda mais com as palestras ministradas por profissionais da área de psiquiatria, psicólogo, assistente social, enfermeira e atividades com educador físico.

Entre os palestrantes estiveram os seguintes profissionais: psiquiatra  dr. Gleisson Libardi, promotor de Justiça dr. Adalberto Ferreira de Souza, psicólogo Jodson Magalhães, assistente social Danyela Gregório e Carmem Cristine, enfermeiros Marcela Teodoro, Elaine e Igor. Já a vacinação ficou por conta das enfermeiras Monalisa, Patrícia e Juliana. E as atividades físicas foram comandadas por Hernandesi, Eliaquim e Lourival.

O prefeito Josair Lopes durante a abertura da Semana da Juventude Saudável destacou a importância do evento para os jovens que estão na fase de transição e com eles muitas dúvidas importantes surgem, as quais, muitas delas foram sendo esclarecidas no decorrer da programação. “Quero parabenizar a todos os profissionais que estiveram envolvidos neste evento significativo para nossos jovens, os quais dedicaram seus tempos para elaborar a melhor forma para transmitir aos adolescentes dicas e conhecimentos como forma de prevenção de futuros problemas”, conclui Josair. 

 

 

Fonte: Dia a Dia do vale



PUBLICIDADE